A construção de uma casa requer muitas decisões, como o estilo da habitação, o tamanho e o acabamento e, claro, os materiais utilizados para que tudo saia do seu gosto. Então conhecer os tipos de vidros é fundamental pois este material pode ser usado em fachadas, janelas, portas, escadas assim como pode ser utilizado em outros ambientes da sua decoração.
Mas, antes de decidir utilizar este material é preciso saber qual o tipo de vidro adequado para cada ambiente de acordo com suas características e necessidades. Para ajudar nesta escolha, vamos mostrar os tipos de vidros mais utilizados e suas respectivas características. Confira!
Conhecido como vidro comum, o float pode ser fumê, transparente, esverdeado ou de uma variedade de formas. Dentre os disponíveis, é o mais econômico. No entanto, não é muito resistente e não suporta altas temperaturas. Por essa razão, não é indicado para áreas externas e casas de banho.
De acabamento liso, é composto por sílica, sódio, potássio, alumina, cálcio e magnésio. Ou seja, é a partir dele que são feitos outros tipos de vidros, como o temperado, que é aquecido e passa por um processo que lhe confere maior resistência e qualidade.
O vidro temperado é um material de excelente qualidade e bastante resistência, principalmente se comparado ao vidro comum. Inclusive, é considerado um vidro de segurança, isto é, ele atende aos requisitos mínimos de segurança exigidos pelos órgãos regulamentadores.
Um fato interessante sobre este tipo de vidro é que, ao quebrar, não oferece risco aos usuários em caso de estilhaçamento. Seu processo de produção ― tratamento térmico de têmpera ― permite a ele fragmentar-se em pedaços pequenos e não cortantes. Por serem mais seguros, são os únicos indicados para portas sem caixilhos.
O vidro temperado pode ser utilizado em portas, coberturas, fachadas, montras, portas de vidro de correr e muitas outras aplicações. Como dito, é feito a partir do vidro comum (float), que passar por um aquecimento de 600°C.
O vidro laminado também é muito conhecido em projetos de arquitectura. Assim como o temperado, é considerado um vidro de segurança, pois só se fragmenta efectivamente diante de um impacto muito forte. Quando isso acontece, ocorre um efeito conhecido como teia de aranha, que é mais seguro e não oferece risco aos usuários.
Ele é composto de duas camadas de vidro que entre eles possuem uma fina película de PVB ou resina. São esses componentes que impedem o estilhaçamento em caso de impacto. Outro benefício deste tipo de vidro é a eficiência acústica e térmica causada pela película presente nele.
Outro vidro considerado de alta segurança, é o aramado. Ele possui uma rede metálica semelhante a uma malha de aço incorporado à sua massa, que o segura caso se parta. Devido a essa composição e qualidade, é muito utilizado em saídas de emergência e, como resiste a altas temperaturas, ele é de fato o vidro ideal para colocar em portas corta-fogo.
Os vidros apresentados representam os mais utilizados em projetos de construção. No entanto, existem outros tipos que podem ser usados tanto em ambientes internos como externos. São eles:
Agora que você conhece os tipos de vidros, entre em contato com nossa equipa e conheças as soluções que estamos a oferecer para o projeto da sua casa. Dispomos de profissionais especializados na instalação de todos os tipos de vidro.