Existem diferentes tipos de esquentador, sua função é aquecer a água e uma de suas maiores vantagens é que eles consomem apenas a energia que se gasta. Além disso, hoje em dia é possível encontrar esquentadores menos barulhentos, mais práticos e esteticamente mais atrativos.
Como existem muito modelos no mercado, com diferentes preços e instalações, vamos falar-lhe sobre os tipos de esquentadores e qual a melhor escolha para si.
O esquentador ventilado tem um sistema de ventilação bastante eficiente. Ao contrário de outros tipos de esquentadores, eles funcionam via corrente elétrica. Como não acionam queimadores a gás, é considerado um dos mais seguros. Porém, possui a desvantagem de depender de energia elétrica para funcionar.
Este tipo de esquentador é, atualmente, o mais vendido em Portugal. Seu custo é mais elevado que os outros, mas ganham em segurança e praticidade.
Associado ao esquentador de hidrogenador, este aparelho utiliza a pressão de água para funcionar. Em outras palavras, a água passa por uma espécie de turbina que gera a energia necessária para o acionamento do sistema eletrônico. Isso quer dizer que não é necessário uma chama-piloto que atua de forma permanente.
Com o esquentador atmosférico, a água é aquecida assim que a torneira é ligada. Além disso, é possível determinar a temperatura com exatidão e mantê-la estável durante o uso, ou seja, ele economiza gás e não há risco de junção de água fria.
Os estancadores estanque são indicados quando a obtenção de ar do exterior é deficiente ou quando os locais de instalação possuem condições de exaustão inadequadas.
Possuem uma câmara de combustão e por isso não dependem do ar interior do local em que estão instalados. Neste caso, tanto a retirada dos gases quando a captação do ar que queima são feitos de forma independente.
Este tipo de esquentador funciona através de pilhas. Não possui nenhum sistema inteligente e seu funcionamento ocorre por meio do acionamento de uma chama-piloto. Isso quer dizer que ao ligar a torneira de água quente, a chama é automaticamente acionada e apaga quando é fechada.
Apesar de ser econômico e uma alternativa eficaz, o esquentador a pilha requer a troca de pilhas regularmente. No entanto, a troca é simples e de baixo custo. Mas é preciso atenção às regras de montagem para não correr o risco de desligar quando está a utilizar.
Assim como o esquentador a pilha, esquentadores de isqueiro funcionam a partir de uma chama-piloto que é ligada com o uso de um isqueiro, ou seja, não possui sistema inteligente de acionamento.
São os mais antigos e baratos do mercado. No entanto, por ser manual, é necessário sempre desligar após o uso para não desperdiçar gás. Além disso, não possuem extração de ar forçado e correm o risco de desligar durante o funcionamento se a saída de exaustão não for bem instalada.
Se está a comprar um esquentador novo ou precisa reparar o seu?
Por questões de segurança, ele deve instalado ou reparado por profissional especializado. Contate-nos!