Você sabia que em Portugal os tipos de lâmpadas utilizada nas habitações representa até 12% do gasto total de energia? Diante desta informação, a escolha das lâmpadas requer bastante atenção, de modo que elas cumpram bem sua função e não extrapole a conta de eletricidade no final do mês.
A boa notícia é que, com a diversidade existente no mercado de iluminação doméstica, é possível diminuir o gasto com eletricidade e ainda manter o ambiente da casa confortável e agradável.
Como fazer isso? Escolhendo as lâmpadas adequadas para cada espaço, em especial aquelas de classe A — já que são as mais eficientes. A seguir, conheça os tipos de lâmpadas e quais são as mais utilizadas.
A lâmpada incandescente era bastante utilizada no passado, mas foi gradualmente retirada do mercado dos países europeus. Atualmente a lâmpada incandescente é utilizada apenas como iluminação decorativa em luminárias ou abajours, lustres ou como iluminação interna em frigoríficos e fogões.
Apesar de criar um ambiente aconchegante devido ao brilho que a luz amarela proporciona, existem mais desvantagens que benefícios em utilizar este tipo de lâmpada.
Além do tempo de vida útil, que é baixíssimo, ela possui pouca eficiência energética. Apenas 8% da energia da lâmpada incandescente é transformada em luz. Isto representa nada menos que um desperdício de 92%.
Atualmente, a lâmpada LED é a solução mais indicada para quem quer economia de eletricidade. Além disso, são mais modernas e possuem tecnologia que utiliza micro-chips para converter a energia elétrica em luminosa.
A lâmpada LED é utilizada na iluminação geral e como destaque em residências e comércios. Também é excelente para iluminar escadas, corredores e fachadas. Além do mais, está presente nas luzes de relógios digitais, de stand-by das televisões e até mesmo nas lâmpadas para árvore de Natal.
Dentre os benefícios da lâmpada LED, o baixo consumo energético é o mais evidente. Mas não para por aí, pois ela tem vida útil extremamente longa e não emite calor. Apesar de ter um preço mais elevado, ainda apresenta o melhor custo-benefício da categoria.
Em termos de eficiência energética, a lâmpada fluorescente ocupa o segundo lugar. Podemos considerar que ela veio para substituir a incandescente e atualmente é utilizada na iluminação decorativa e em residências e comércios.
Elas podem ser de três tipos:
Muito semelhante à lâmpada incandescente, este tipo possui halogéneo em sua composição. Apesar da semelhança, é considerada uma alternativa mais econômica para a lâmpada incandescente, com eficiência energética superior assim como o tempo de vida útil.
A lâmpada de halogéneo possui um feixe direcionado perfeito para destacar objetos e áreas específicas, como vitrines e jardins. Outra vantagem desta lâmpada é a variedade de modelos e modos de propagação de luz. Este dinamismo faz com que ela seja cada vez mais popular nos projetos de decoração.
O que achou deste texto sobre os principais tipos de lâmpadas? Já sabe qual utilizar em vossa casa? Se ainda tiver dúvidas, entre em contato com nossa equipa!
Dispomos de técnicos especializados em instalação de todos os tipos de iluminação.
Temos a solução ideal para você!