Body
Você já conhece todos os tipos de caixilharias? A busca por conforto nos lares e locais de trabalho é o motivo que tem levado os portugueses gastar mais energia na climatização desses espaços. Para ter controle desse gasto, é preciso investir em portas, estores, vidros e alguns tipos de caixilharias que ofereçam não apenas conforto, mas também economia.
As caixilharias, por exemplo, podem ser responsáveis por trocas de calor com o exterior e, consequentemente, pelo aumento do consumo de energia. Para isso não acontecer, é preciso escolher o tipo de caixilharia adequado para sua habitação.
Neste post vamos mostrar os tipos de caixilharia para ajudar você na sua escolha. Acompanhe!
Se você está a pensar em caixilharias, as de madeira podem ser uma boa alternativa. Elas são versáteis, resistentes, têm boa durabilidade e dão um belo acabamento. Um dos motivos é que a madeira é um material que combina com diversos tipos de ambientes e decorações e ainda leva sofisticação e beleza para o espaço.
No entanto, investir em caixilharia de madeira requer cuidados específicos, afinal, trata-se de um material muito sensível à umidade. Sem contar que ela está suscetível ao aparecimento de cupins, que comprometem a estrutura do material.
Diante disso, a melhor alternativa é optar por madeira maciça e ter em mente que a durabilidade dela vai depender do cuidado e da manutenção recebida, que deve ser constante.
Apesar do material ter aspecto macio e leve, as caixilharias de alumínio são muito resistentes e duráveis. Inclusive, são ótimas opções para quem mora no litoral, visto que o alumínio resiste à ferrugem e corrosão como nenhum outro material.
Os caixilhos de alumínio também são indicados quando ficam expostos ao sol e à umidade. Além do mais, são fáceis de instalar e podem ser usados em diversos acabamentos, deixando portas e janelas com uma excelente vedação. E por fim, resistem bem ao tempo e de fácil manutenção.
Se você está a pensar em uma caixilharia que ajude também no aquecimento do ambiente, melhor optar pela dupla. Este modelo é o ideal no inverno, pois possui alta capacidade de vedação. Com a redução das perdas de calor, percebe-se também uma queda nos gastos com energia.
Outra vantagem da caixilharia dupla é a diversidade que ela apresenta. Pode ser utilizada em vários ambientes, como habitações rústicas, clássicas, modernas e áreas envidraçadas.
Outro modelo de caixilharia que apresenta muitos benefícios é a basculante. Primeiramente são fáceis de limpar, possuem excelente isolamento térmico e acústico, são seguras e ainda possuem um design elegante e sofisticado. Quando tombadas, garantem maior ventilação no ambiente. Por isso, são úteis tanto no inverno quanto no verão.
A caixilharia de PVC é outra opção interessante para a vedação de portas e janelas. Ela é feita de um plástico derivado do petróleo chamado poliloreto de vinilo. Por essa razão, são resistentes, altamente duráveis e de alta qualidade.
Uma das maiores vantagens desses tipos de caixilharias é o fato do PVC ser um material impermeável. Esta característica evita o desgaste causado pela ferrugem e o apodrecimento decorrente da exposição à umidade.
Outra vantagem das caixilharias em PVC é sua capacidade de isolamento acústico e térmico. Isso quer dizer que elas são perfeitas para aquecer o ambiente e para quem mora em locais com muito barulho, visto que ele possui ótima vedação, principalmente se forem combinadas com vidro.
Gostou do nosso artigo? Ficou com alguma dúvida? A Tele Urgência possui uma equipe de especialistas em instalação e manutenção de caixilharia.
Ligue-nos e tire suas dúvidas!