Body
Como tornar a casa segura para idosos. Nossos pais e avós cuidaram de nós durante toda a vida. Chega uma hora que os papéis se invertem e nós é que cuidamos deles. É quando devemos garantir que eles tenham qualidade de vida e bem-estar, além de manter a saúde em dia.
Uma das ações mais importantes para que isso aconteça é tornar a casa segura para idosos. Se você está a receber seus pais ou avós no seu lar ou pretende tornar a casa deles mais segura, não deixe de ler este texto.
Antes de planejar as mudanças para tornar a casa segura para idosos, faça um check up geral. Observe todos os cômodos e anote o que precisa ser ajustado. Registre o que pode ser um problema ou obstáculo para o idoso.
Por exemplo: esquinas perigosas, móveis ou objetos que podem ser obstáculos no caminho, entre outros. Se for preciso, solicite auxílio de outra pessoa. Geralmente, outra perspetiva ajuda a enxergar coisas que não conseguimos identificar.
É importante que tenha muita luz natural. Quando mais iluminado o ambiente for, menores as chances de quedas, tropeços e acidentes. Utilize também iluminação artificial. Desse modo, você garante que todas as zonas da habitação estejam bem iluminadas.
Não esqueça de iluminar as zonas de passagem, assim como corredores e escadas. Candeeiros de pé e lâmpadas LED são excelentes opções para garantir uma boa iluminação. Não esqueça também de tornar o acesso à casa de banho bem iluminado. Neste caso, a instalação de luzes inteligentes é a melhor solução.
Se for necessário, mude os móveis de lugar caso eles sejam obstáculos no caminho dos idosos. O ideal é que o espaço para circulação seja o suficiente não só para o idosos, mas para aparelhos como muletas, cadeiras de rodas, andarilhos e outros.
Deixe os armários acessíveis, sem que seja necessário subir a escadas ou bancos. Nos armários mais altos deixe apenas os itens que não são de uso do idoso. A intenção é facilitar sempre que ele precisa encontrar itens no dia a dia.
Muitas vezes, a casa de banho é o local mais propício a acidentes. Por isso, é imprescindível torná-la o mais segura possível. Com as barras de apoio você evita tropeços, quedas e ainda oferece mais conforto ao idoso. Elas devem estar próximas ao chuveiro, sanita e banheira.
Se for necessário, um banco especial para chuveiro também pode ser útil, assim como tapetes antiderrapantes, próximos aos lugares mais úmidos, como área de banho e lavatório.
Muita atenção aos pavimentos. Se eles forem escorregadios podem causar quedas e acidentes mais graves. Sendo assim, verifique cada os pisos de cada divisão e, se for preciso, substitua por outros mais seguros.
Se houver tapetes e carpetes na habitação, veja se são uniformes, ou seja, se não possuem pontas que podem causar tropeços. Coloque tapetes antiderrapantes em ambientes como a cozinha e a casa de banho, que frequentemente estão molhados.
O que você achou das nossas dicas para tornar a casa segura para idosos? Se desejar colocar essas dicas em prática, temos a equipe certa para auxiliá-lo!