Com o avanço da tecnologia e o desejo por mais conforto e comodidade, um novo tipo de habitação surge na sociedade moderna: a casa inteligente. Você já conhece ou já ouviu falar?
Neste artigo, vamos mostrar-lhe o que são as casas inteligentes e as tecnologias que oferecem não só conforto e comodidade, mas também maior segurança e economia para as famílias.
Também conhecida como smart home, a casa inteligente é aquela que dispões de um sistema de informação integrado. Esse sistema permite a gestão de vários serviços de forma rápida, remota e local. Primeiramente, controle da iluminação e os serviços de telecomunicações são os mais comuns em casas inteligentes.
Mas elas também contam com tecnologias voltadas para a segurança e o gerenciamento de câmeras, soluções com foco no entretenimento e conectividade e mecanismos de comunicação integrada.
A casa inteligente conta com serviços de automação que oferecem diversas vantagens para os vossos moradores.
Um dos maiores benefícios é a economia. Com as lâmpadas e termostatos inteligentes, verifica-se uma redução considerável no consumo de energia. Da mesma forma, é possível utilizar soluções que monitoram o uso da água.
Alguns serviços de automação permitem configurar as fechaduras para ativar ou desativar a iluminação ao usar a porta da frente.
É cada vez mais comum o uso da domótica na otimização do consumo elétrico por intermédio da energia fotovoltaica. Já que, esses sistemas utilizam energias renováveis de modo a beneficiar o auto-abastecimento, levando não só a economia, mas principalmente a meios sustentáveis de consumo de energia.
Muitas residências utilizam automação para aumentar a segurança doméstica. Existem vários dispositivos que tornam as casas mais seguras. Além das tradicionais câmeras de segurança, iluminação com sensores de movimento e vídeo porteiro ajudam a inibir a ação de invasores.
O conceito de casa inteligente está associado principalmente à praticidade. Além da segurança e da economia, as tecnologias de controle são as mais requisitadas. Já imaginou dispositivos que realizam as tarefas diárias automaticamente?
[optinform]
Como o conceito de casas automatizadas é um mercado em expansão, a cada dia surgem mais sistemas voltados para a gestão domiciliar. A seguir, vamos mostrar-lhe algumas tecnologias utilizadas, afinal, são muitos os benefícios.
O banho é um dos maiores vilões do consumo de uma residência, seja pelo gasto de energia ou de água. Com uma tecnologia específica, é possível controlar o tempo e a quantidade de água utilizada. Isso porque a cada banho, o sistema informa se você ultrapassa determinado limite.
Quem quer segurança e comodidade, pode contar com um sistema de fechadura digital. Por meio dele, o acesso à residência é feito com a impressão digital das pessoas cadastradas.
Além da biometria, a fechadura digital permite a entrada de pessoas à distância via Wi-Fi usando apenas um smartphone. Sem contar que o sistema emite relatórios, sendo possível controlar quem entrou na casa e quando isso aconteceu.
A tecnologia aciona a abertura do portão de garagem sem uso de controles remotos próprios. O acionamento é feito via smartphone ou tablet, utilizando uma rede Wi-Fi. Além disso, conta com fácil instalação e configuração.
O controle das luzes é um dos mais comuns em casas inteligentes. Alguns sistemas permitem controlar a iluminação via sensores de movimentos. Em outros, o controle é feito em aplicativos de smartphone.
Essas tecnologias possibilitam não só ligar e desligar as lâmpadas, mas também o controle da intensidade das cores, deixando o ambiente com o humor desejado.
E então, o que achou da casa inteligente?
Quer saber mais sobre os sistemas utilizados?
Entre em contato com a gente!
Temos uma equipa de especialistas para ajudar você!