Basta ouvir a palavra reforma para pensar em altos gastos, não é mesmo? Além de não ser nada fácil e demorar algumas vezes mais do que o esperado, é possível reformar a casa gastando pouco com planejamento e algumas dicas.
Você que está a pensar no assunto e tem pouco dinheiro para investir, preste atenção nas soluções que vamos apresentar. Você vai perceber que algumas ações podem evitar muito desperdício e otimizar a reforma. Confira!
Vai reformar? Defina antes o que você quer fazer, como o que pretende reformar, os materiais utilizados, o tipo de revestimento, quais profissionais contratar e outras ações que serão necessárias.
Jamais comece uma obra sem saber o que quer. Isso pode custar muito dinheiro, além de uma enorme dor de cabeça. Se não conseguir fazer o planejamento da reforma sozinho, peça a ajuda de um arquiteto ou outro profissional na área de designer.
Acredite: um bom planejamento possibilita não só reformar a casa gastando pouco, mas também evita gastos extras e atrasos. Além disso, permite dividir a obra em etapas, tornando possível controlar o tempo e o orçamento.
O orçamento faz parte do planejamento. Nele você determina o valor disponível para os gastos com a reforma. Apesar de ser normal ter imprevistos, tente seguir o orçamento e comprar apenas o que pode pagar.
Os materiais utilizados na obra, por exemplo, deve ser de qualidade. Mas isso não significa que devem ser os mais caros. Se você quer reformar gastando pouco, compre apenas o necessário. Deixe as futilidades de lado.
Se for necessário, conte com a orientação de profissionais para fazer as compras. Eles possuem o conhecimento necessário para indicar as soluções mais econômicas sem perder a qualidade.
A decoração também faz parte da reforma, afinal, depois de tudo pronto, investimos em móveis e artigos decorativos que combinem com a nova casa. Para deixar o lar com novos ares sem gastar muito, usar a criatividade conta faz toda a diferença, assim como reaproveitar móveis e outros objetos em vez de comprá-los.
Por exemplo: caixotes podem virar móveis muito bonitos. Um balcão estilo vintage fica um charme em vários ambientes. Sem contar que muitas vezes capas ajustáveis dão um outro estilo para poltronas e sofás.
Quando a palavra de ordem é economizar, vale quase tudo. Então, se você sabe pintar paredes, consertar ou reformar móveis e objetos, coloque suas habilidades em prática e ponha a mão na massa.
Só não se arrisque em serviços que envolvem segurança, como iluminação, fiação elétrica ou instalações que exigem conhecimento técnico e especializado. Para esses casos, conte sempre com bons profissionais.
Por último e não menos importante, contrate mão de obra de qualidade e especializada. Não caia no erro de optar pelo mais barato e receber a obra incompleta ou com problemas.
Investir em uma boa equipe de profissionais economiza não só dores de cabeça com o que pode dar errado, mas garante que o trabalho vai ser entregue completo e sem problemas a curto e médio prazo.
Gostou das nossas dicas? Quer receber mais informações sobre como reformar gastando pouco? Entre em contato conosco.
Dispomos de uma equipa completa de profissionais especializados em todos os tipos de reformas.
Ligue-nos.