O esquentador é um equipamento que oferece conforto e comodidade, mas pode dar muita dor de cabeça quando está avariado. Como é indispensável em toda habitação, ao menor sinal de avaria no esquentador é preciso acionar urgente um serviço de reparação de esquentador.
Neste texto, vamos apresentar as avarias mais comuns que um esquentador pode apresentar. Então confira!
Sabe-se que o esquentador utiliza o calor das chamas para o aquecimento instantâneo de água. Esse aquecimento é feito pela ação do combustível gás butano, que pode ser natural ou propano.
Mesmo que ele não apresente avarias, recomenda-se que pelo menos uma vez ao ano seja feita a regulagem e limpeza do esquentador. Isso evita que ele apresente problemas como o aumento no consumo de gás e alterações na temperatura da água durante o banho.
Vosso esquentador pode apresentar alguns problemas que precisam de reparação urgente. É importante conhecer quais são para acionar o serviço especializado.
Uma das avarias mais comuns é o esquentador com pouca chama. Quando isso acontece, a água não aquece o suficiente e ocorre constantes alterações na temperatura. Esta avaria é consequência de excesso de calcário no esquentador ou da regulação com baixas temperaturas, sendo necessário um técnico para adaptar a temperatura ou para fazer a descalcificação.
É importante destacar que somente profissionais especializados vão saber como descalcificar com segurança. Em nenhuma hipótese recomenda-se a manutenção de esquentadores por conta própria, já que fazer instalação e reparação de esquentador pode ser perigoso para quem não é especialista neste tipo de equipamentos.
Se o esquentador está a desligar pode ser um sinal de que algo não está a funcionar corretamente. Isso acontece porque os esquentadores têm um sistema de proteção que os desligam ao sinal de qualquer avaria. Quando isso acontecer, solicite quanto antes o serviço de reparação de esquentador.
Você também pode perceber que o esquentador pinga água. Mesmo que o vazamento seja pequeno, não deixe de contactar um técnico especializado, afinal, pode ser sinal de algo mais sério no equipamento e somente ele vai saber como regular o esquentador corretamente.
Os esquentadores a pilha têm um sistema inteligente que só os ligam quando há circulação de água dentro do equipamento. Isso quer dizer que quando a pilha não liga, a água não aquece, pois o aquecimento não foi acionado.
Para evitar esse tipo de avaria, é importante sempre trocar as pilhas do esquentador antes do inverno para não correr risco de tomar banho frio. Em média, as pilhas alcalinas duram de seis meses a um ano.
A manutenção e reparação de esquentador deve ser efectuada por profissional especializado. Para maior segurança de todos, as ligações devem ser seguras e a evacuação dos produtos de combustão eficazes. Como há risco de fuga de gás e dos produtos de combustão, pode ser perigoso para quem não é especialista neste tipo de instalação e reparação.
Seu esquentador está com algum desses problemas? Entre em contacto agora mesmo no nossa equipa.
Nossos técnicos estão prontos para auxiliá-lo. Realizamos a instalação, limpeza e reparação de esquentador.
Ligue-nos!