A canalização de uma residência é constituída pela rede de canos e tubos e integra a rede de esgotos, de água e de gás. Caso não esteja em bom estado, pode causar prejuízos e transtornos imensos para os moradores da casa e também das redondezas.
Por essa razão, realizar a canalização preventiva é fundamental, principalmente quando se trata de habitações antigas. Neste texto, vamos falar sobre a importância de manter os canos e tubos em perfeito estado e os prejuízos que podem ser evitados a partir desta ação!
Manter a canalização de uma habitação em perfeito estado é fundamental para evitar problemas futuros. Por esse motivo, recomenda-se que a cada 25 anos ela seja substituída.
Muitas residências antigas ainda possuem a mesma canalização desde que foram construída. Isso significa que elas ainda devem possuir tubos metálicos, que eram os mais utilizados no passado, mas que atualmente estão em desuso.
Uma das práticas de canalização preventiva é, sem dúvida, substituir esses tubos antigos e garantir uma rede nova, com materiais modernos e mais resistentes. Isso vale para toda a rede de canalização da casa (água, gás e esgoto).
Prevenir é sempre melhor que remediar, não é mesmo? A menos que você queira ter problemas como infiltrações, fissuras, vazamentos e outros transtornos, é melhor que a canalização da casa esteja em dia.
Infelizmente, só lembramos que a canalização existe quando nos deparamos com algum vazamento ou entupimento. Além do mais, esses problemas são difíceis de identificar assim que ocorre. Por isso, a canalização preventiva deve ser feita com o auxílio de profissionais capacitados que fazem uma avaliação técnica de situação.
De acordo com especialista, essa avaliação deve ser feita pelo menos a cada sete anos. E se a residência for muito antiga, a substituição deve ser feita quanto antes.
Vazamentos parecem inofensivos, mas podem causar grandes estragos e prejuízos. Um vazamento, por exemplo, pode deixar o solo abaixo da edificação vulnerável.
A canalização preventiva também evita o aparecimento de infiltrações. Além do aspecto estético, uma parede com infiltração leva a problemas como:
Por falta de prevenção, a canalização de esgoto também fica propensa à vazamentos. Além do mau cheiro e do risco de doenças, esta situação pode prejudicar a estrutura da casa, assim como acontece com os vazamentos da rede de água.
Por fim, a rede de gás oferece ainda mais riscos quando não recebe manutenção de preventiva. Ruturas nos tubos podem causar fugas e explosões, colocando a vida dos moradores e vizinhos em risco.
Agora que você sabe que a manutenção de rotina evita todos esses transtornos, está a pensar em fazer a canalização preventiva da sua casa?
Então, converse com nossos técnicos e saiba tudo sobre como deixar sua habitação livre de vazamentos, entupimentos e outros problemas! Tele Urgência Ligue-nos.